
Isayama tinha planejado para a última página desenhar Eren, Mikasa e Armin a correr em direção à árvore na colina. Mas ele sentiu que não saiu muito bem. Então, após uma reunião com o editor e os seus assistentes, ele decidiu mudar a cena. Por fim, o resultado é a capa do volume 34 que podem ver em cima.
A Bessatsu Shônen só lhe permitiu um máximo de 51 páginas para o capítulo final. Então ele pretende adicionar até 8 páginas a mais no último volume para desenhar o que não conseguiu para a revista.
Isayama leu as reações dos fãs ao capítulo final e acredita que a maneira como ele desenhou o capítulo pode ser confundida com Armin aprovando o massacre, quando ele não o faz. Ele sente que a forma como o desenhou foi um tanto imatura.
“O Armin não aprovou as ações de Eren, mas ele beneficiou do massacre independentemente das suas intenções. E já que Eren nunca poderia ser compreendido por ninguém, ele disse-lhe ‘Obrigado por ser um assassino em massa por nossa causa’ como uma forma de chegar o mais perto dele possível.”
Isayama percebeu que o clímax era um tema muito difícil para ele desenhar. Por isso, arrependeu-se de não poder expressá-lo adequadamente no mangá. Ele pensou que iria agradar a todos com o capítulo final. Por isso, lamenta aqueles que decepcionou, mas agradece pelo apoio.
O evento mais memorável para ele durante estes 11 anos e meio de trabalho foi conhecer de perto os seus assistentes. Eles eram todos jovens quando começaram e agora são casados e têm uma família. Além disso, o lançamento do anime foi uma experiência nova para ele, pois sentiu que o seu trabalho ganhava vida.
A cena favorita de Isayama é quando o Titã Mandíbula arranha o Titã de Ataque no capítulo 104. A partir daquele momento, ele sentiu que não poderia desenhar uma cena melhor do que aquela.
Para mais acompanhe a Mundo Mangá-Kun 🙂